11 de dez. de 2009

:: Tenho corpo, logo existo, por Luca Maribondo


Texto lindo do Luca Maribondo no seu blog, CASA do Maribondo, que partiu do espetáculo me=morar pra falar dessa nossa casa estranha feita de carne. Fiquei muito tocada com o texto e foi difícil separar algum trecho pra colocar aqui, já que todos me parecem decisivos... segue dois deles e vai a dica pra ler inteiro, clicando aqui. Vale muito a pena.

"No "Me=Morar", as noções de corpo e movimento estão estreitamente relacionadas e devem ser contextualizadas antropológica e historicamente. Fica claro que o indivíduo conhece o mundo através de sua entidade corporal. Graças ao movimento o homem aprende a estar no espaço. Há emoções fortes: a emoção, atividade eminentemente social, afirmando que a emoção nutre-se do efeito que causa no outro, isto é, as reações que as emoções suscitam no ambiente funcionam como uma espécie de combustível para sua manifestação.

(...)

Esse experimentar tem relação direta com os movimentos da dança e com a imagem corporal. O movimento é apenas e unicamente compreendido desde o externo. É a expressão da possibilidade de transformar o que o corpo apresenta em si mesmo. O corpo incorpora em si a possibilidade contínua de crescer e perscrutar-se. Cada expressão, cada gesto, traz em si a possibilidade de transformação. O movimento é sempre decorrência das histórias individual e coletiva. Num momento, lembra a casa/lar; noutro, lembra a estação ferroviária; mais adiante, remete aos trilhos e suas relações com a história da cidade. (...)"


Valeu, Luca, pela sua sensibilidade e pela disponibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário