14 de dez. de 2011

:: Leitura da Semana

Dia 12, em nosso encontro "teoricopratico" (fomos até a Praça do Rádio Clube) discutimos sobre algumas questões levantadas pelo artigo do Vanilton Lakka* "Um Olhar Sobre a Cidade na Formação em Dança" disponível na Revista OlharCE (a revista de dança do Ceará) http://olharce.com/.

Transcrevo abaixo alguns trechos do artigo:

"As cidades modernas são herdeiras de uma concepção que nos tem levado a uma apatia sensorial, pois elas são fundadas em uma perspectiva que privilegia a visão em detrimento dos outros sentidos, de modo a limitar a experiência corporal de seus habitantes, sendo assim percebemos a cidade como uma passagem e não como um espaço a ser vivenciado, experimentado".

"A formação em dança reflete em grande medida a organização da sociedade e seus preceitos de aproximação entre corpo e espaço; dessa forma é compreensível que os currículos de dança prevejam a maioria de suas atividades em espaços de sala que guardam como caracteristicas a inexistência de obstáculos, a simetria de paredes e ângulos assim como um chão com textura única".

"... No entanto, a dança no último século se expandiu em várias direções e as possibilidades de encenação em espaços outros que não o palco italiano exige uma formação que traga respostas a essa demanda".

* Vanilton Lakka - mestrando em Artes no PPGArtes-UFU/MG. Intérprete e criador em dança, com carreira solo e integrante da Cia. Mário Nascimento. Apresentou-se e ministrou oficinas no Brasil e em países da América Latina, Europa e África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário