Transcrevo abaixo alguns trechos do artigo:
"As cidades modernas são herdeiras de uma concepção que nos tem levado a uma apatia sensorial, pois elas são fundadas em uma perspectiva que privilegia a visão em detrimento dos outros sentidos, de modo a limitar a experiência corporal de seus habitantes, sendo assim percebemos a cidade como uma passagem e não como um espaço a ser vivenciado, experimentado".
"A formação em dança reflete em grande medida a organização da sociedade e seus preceitos de aproximação entre corpo e espaço; dessa forma é compreensível que os currículos de dança prevejam a maioria de suas atividades em espaços de sala que guardam como caracteristicas a inexistência de obstáculos, a simetria de paredes e ângulos assim como um chão com textura única".
"... No entanto, a dança no último século se expandiu em várias direções e as possibilidades de encenação em espaços outros que não o palco italiano exige uma formação que traga respostas a essa demanda".
* Vanilton Lakka - mestrando em Artes no PPGArtes-UFU/MG. Intérprete e criador em dança, com carreira solo e integrante da Cia. Mário Nascimento. Apresentou-se e ministrou oficinas no Brasil e em países da América Latina, Europa e África.
Nenhum comentário:
Postar um comentário