21 de nov. de 2009

:: conversa de bar ::

um cara:
- você faz o que?
eu:
- danço.
uns minutos depois, esse cara:
- sabe, essa coisa de dança, me parece que é bem mais divertido pra quem faz do que pra quem assiste.
eu:
- ...

8 comentários:

  1. às vezes tb acho isso..mais divertido dançar do que assistir.
    comecei a assistir dança porque já dançava e aquilo fazia sentido pra mim porque imaginava a minha sensação ao dançar..
    e vcs?

    ResponderExcluir
  2. eu não concordo, eu nunca dancei, nem valsa..
    mas sou fascinada por apresentações de dança.
    geralmente quando começa o espetáculo emoções inexplicáveis tomam conta de mim, sentimentos bons. No entanto, um mundo inalcançavel para minha realidade.
    mas faz um sentido muito grande para mim,e tem peso imensurável para minha alma. Só não sei se o mesmo para quem dança...

    ResponderExcluir
  3. ah, esqueci de dizer no comentário acima, a dança é inalcançavel para mim pq trabalho demais em outra area completamente diferente,tempo escasso. a faculdade tb, administração de empresas.
    estou terminando e prestei vestibular na uems pra artes cênicas e dança, se aprecio tanto a dança é válido saber mais sobre ela né..?!agora falta passar, hehehe

    ResponderExcluir
  4. um dia, vi uma entrevista do Lobão dizendo que odeia a Elis Regina pq ela se emociona mais que o público... que ele não entende isso, alguém que faz alguma coisa pra si mesmo e espera que os outros olhem e admirem. eu não discordei dele não, sabe. porém-todavia-contudo, meu segundo nome é Regina por causa da Elis (minha mãe, entao, deve ter se emocionado muito com ela - mais ou menos, quem vai medir?.e aí, como fica?

    Gislaine, que lindo que vc vai prestar vestibular pra dança!! a dança precisa de quem se interesse por ela mesmo. fala mais pra gente desse seu interesse, talvez a gnt consiga entender um pouco mais essa coisa de quem observa... com que olho vc vê a dança: é contemplativo e/ou de quem gostaria de estar no lugar de quem dança?

    tava pensando nisso... ainda tem essa possibilidade de público, de quem gosta da dança porque gostaria de poder fazer aquilo. É como assistir um filme imaginando como dirigiria aquela história, ou como seria beijar o Brad Pitt. opa, forcei,né? e a minha mãe com a Elis? é verdade que eu passei a infância ouvindo ela cantando "como ela" pelos cantos da casa...

    então vem essa sensação da dança estar TÃO vinculada à EXPERIÊNCIA da dança...

    ResponderExcluir
  5. opa, tem mais coisa que eu pensei agora:

    talvez seja por isso tb que os próprios envolvidos com a dança não assistam muita coisa da área: pq estão mais interessados na experiência da dança do que no contemplar (não sei se é essa a palavra) a dança... e tudo bem, porque a dança é isso, a experiência do corpo.

    mas daí, por que esperar que alguém vá assistir??

    ResponderExcluir
  6. e só pra deixar claro que não estou apontando o dedo pra ninguém. aliás, eu estou. apontando os cinco dedos, pra muitas direções. e o maior deles, tá virado é pra mim.

    ResponderExcluir
  7. Curiosa essa discussão. Eu até hoje me pergunto se gosto mais de dançar ou de ver as pessoas dançarem. Antes de entrar em cena sempre dá uma crise existencial. Sabe aquela velha pergunta: o que que eu to fazendo aqui? Aí qdo já entrei em cena eu descubro o que eu to fazendo lá. E qdo vejo as pessoas dançando me realizo nelas tb... Se é mais divertido pra quem faz do que pra quem vê? Não sei... acho que depende...
    beijão meninas!

    ResponderExcluir
  8. Olá Paula,acho que arte e os artistas têm a capacidade nata de emocionar o público.
    Acho que sua mãe se emocionava e muito com a Elis, a admiração dela devia ser muito grande mesmo, senão não teria colocado o segundo nome dela na filha,e cantarolado tanto suas canções, mantendo-a viva na memória, e você de uma forma ou outra, reproduz essa admiração pela experiência que vivenciou com sua mãe,deve ter algo a ver neh? ou não!

    Vou sim agora falta eu passar,tomara que eu consiga, torça por mim aí..
    A minha ligação com a dança é mais no âmbito comtemplativo por assim dizer, é um momento distração pra mim, me sinto bem na platéia. penso que no meu caso a dança me seduz pela arte de seus movimetos e dos movimentos de quem a realiza,isso é admirável.
    Por vezes me imagino em meios aos movimentos da dança,mas logo me detenho somente no campo das idéias, volto pra casa e esqueço, até o próximo espetáculo.
    Penso que a dança como qualquer outra expressão de arte, como teatro, cinema e outros não precise que as pessoas necessariamente tenham uma relação de experiência de fato para admirá-las.
    Tudo isso, Dança o teatro,cinema, música sensibilizam muito as pessoas, transforma a mente delas, revoluciona a memória, recriando-a constantemente.
    Isso tudo pode ser apenas uma balela, mas estou aí para aprender,sempre! sou uma leiga no assunto uma expectadora com parcela do olhar do público que não dança.
    acho que a dança não é somente experiência do corpo, tb da memória depois vem o corpo, não sei se viajei agora..

    ResponderExcluir