9 de nov. de 2009

:: conexões na bienal :: 6/11 :: oficina com Alejandro Ahmed

Alejandro Ahmed
foto: Cristiano Prim


a Júlia que ia comigo à oficina do Alejandro Ahmed mandou uma mensagem dizendo que não conseguiria chegar em Santos à tempo. lá me fui, então. não sei exatamente porque as outras não se motivaram, mas eu queria deixar mais claro pra mim o que tinha ali naquele trabalho do Cena 11. eu já imaginava que eles não tentariam ensinar as suas quedas, porque 4 horas é muito pouco tempo pra dizer pra alguém que ensinou alguma coisa assim, e aliás, queda é só um derrubo, a gente tinha que entender o que estava por trás, ou melhor, o que caía junto com o corpo - ou o que amparava, não sei. foi o que ele disse e então eu sabia que estava num lugar que eu queria estar.

foi uma aula sobre política. de como o corpo é sujeito e objeto da ação - como aprimorar o olhar para isso e buscar este entendimento no corpo; de ver a ação como gerador de informação e a partir daí criar consciência do que vamos fazer em cena (e na vida, não?).

outra coisa que ele disse e que já modificou meu olhar sobre a dança (e clareou sensações que eu tinha e não conseguia definir exatamente) é a diferença do "olha o que eu sei fazer" para o "olha o que está acontecendo comigo". achei isso autoexplicativo, mas se alguém quiser conversar mais sobre o assunto, posso tentar desenvolver melhor minha versão sobre isso - o que o Alejandro disse, a forma como ele disse e o que ele queria dizer com isso exatamente é só dele...

enfim, foi uma experiência incrível, principalmente porque ele falou de coisas que faziam sentido pra mim. to sabendo que vai demorar um tempo pra entender isso de fato, principalmente com o corpo todo, na ação, mas foi um baita empurrão. e as quedas... elas são conseqüência de tudo o que ele disse - mas uma consequência que eles chegaram. a ideia é que na gente elas sejam outras. que venham.

twitter do Cena 11, aqui.

Um comentário:

  1. Olá Paula,primeiro quero dizer que fiquei na torcida por vcs nas apresentações da Bienal,pra que corresse tudo bem e vcs arrebentassem mais uma vez, e fascinasse o público,como mefascinou deixando meus olhos atordoados sem entender direito a magia da primeira apresentação que pude ir..

    Nossa que sacada a sua ter ido na oficina do Alejandro Ahmed, seus dizeres foram intrigantes, até agora estou tentando digerir a percepção de suas palavras. Isso me deixou muito curiosa, gostaria saber o que vc entendeu ou pegou sobre o que está " o que caia junto com o corpo,o que o amparava".
    Penso quea dança e as artes em geral realmente transformam as pessoas. Essas Palavras embaralharam minhas idéias, deixaram as fervilhado, "olha o que eusei fazer" para o "olha o queestá acontecendo comigo"
    Nossa muita pergunta neh..se puder clarear minha idéias agradeço, com certeza vc terá um lugar reservado no céu, rs, brincadeinha. Abraços! Gi. Ah,se precisar meu e-mail: geliasouza@hotmail.com

    ResponderExcluir