26 de jul. de 2012

Maria, Madalena no Festival de Inverno de Bonito


Ontem (26) o espetáculo de dança “Maria, Madalena” do Conectivo Corpomancia abriu a sequência das apresentações de dança do 13º Festival de Inverno de Bonito, que acontece na cidade de Bonito (MS) de 25 a 29 de julho.

O espetáculo estreou em setembro de 2011 como parte do projeto Palco Giratório 2011 do Departamento Nacional do Sesc e foi reapresentado em novembro do mesmo ano como parte do projeto Temporadas Sesc 2011. Com a seleção para o Festival de Inverno, a retomada de “Maria, Madalena” trouxe novidades: o espetáculo, que antes era independente é agora uma realização do Conectivo Corpomancia e conta com uma nova intérprete, Ana Maria Rosa, e uma nova produtora, Christiane Araújo.

“Maria, Madalena” partiu do desejo de Miriam Gimenes e Roberta Siqueira, ex integrantes do primeiro elenco da Ginga Companhia e Dança, de voltar a dançar no palco depois de 17 anos. Elas convidaram Chico Neller, diretor e coreógrafo residente da Ginga Companhia de Dança, para “coreografar” o espetáculo. Depois veio uma nova intérprete: Franciella Cavalheri. Durante o processo de construção Miriam ficou grávida e então Letícia Toralles, outra ex-bailarina da Ginga Companhia de Dança, entrou em cena. Na retomada do espetáculo, Ana Maria Rosa substitui Letícia.

O espetáculo se encaixa na estética aberta da dança contemporânea e trata das questões e dos arquétipos ou construtos sociais do feminino, por meio da pesquisa do movimento no corpo de suas intérpretes, levadas, nesse processo, a trabalharem mais ativamente na criação, tendo como ponto de partida os símbolos da Virgem Maria e de Maria Madalena. Maria, Madalena, separadas, conscientemente, por uma vírgula, questiona as polaridades do feminino na sociedade atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário