5 de mar. de 2011

:: dança 2.0

Eu tava lendo essa matéria da revista piauí (clique aqui pra ler), em que a escritora Zadie Smith fala sobre a relação da nova geração com o Facebook. Ela estudou em Harvard e se lembra do Mark Zuckerberg, e passa um bom tempo da sua escrita dizendo como rejeita esse universo criado por ele, e na minha opinião, ela leva o Facebook mais a sério do que devia; mais do que a própria geração 2.0  -  e cada um que tire a sua conclusão sobre o conteúdo dela (curta ou não curta).  


Especialmente nesse começo de ano eu estou adepta ao Facebook (não quer dizer que eu viva através dessa ferramenta, dona Smith) e to aqui falando disso porque estou impressionada com a repercussão da dança no face (se me permitem a intimidade). São tantas situações nos vídeos compartilhados que envolvem essa arte que eu chego a pensar que essa geração dos anos 10 vai ser marcada pela dança (tipo as ombreiras nos anos 80). Acho que daqui a um tempinho, que pode ser nos anos 20 ou antes disso (vai saber quanto tempo dura uma geração nowadays), as pessoas vão se perguntar de onde se tirou tanto motivo pra se mexer. Não arrisco uma resposta porque acho que tem muito mais de uma. 


Então enquanto se divulga tanto a dança (ou as situações em que a dança estão presentes), eu entro na onda e trago aqui (sem vergonha da superficialidade 2.0) a compilação dos vídeos movedores de mouses e dedos que chegaram até a minha home (que aliás, é http://www.facebook.com/paulabueno9 - me adicione, sou do tipo que tem mais amigos na rede que ao vivo):


Este foi o primeiro, meu espanto:



Daí veio essa animação, via recado do meu professor de desenho da facul:



E o Radiohead, que  ganhou volume na rede com esse...



...que de tão famoso, ganhou uma versão bem brasileira:



Teve a excitante cena de Death Proof:



Essa provocou um debate com o pessoal da classe da dança. Debate espontâneo sobre dança na Facebook?? oh, yeah...



A Fran complementou com esse, uma cena de um programa de tv, com o John Lennon da Silva dançando a Morte do Cisne, que rendeu vários comentários também, inclusive no youtube:

(bom, isso daí não me convenceu nem um pouco, pura armação... já tinha rolado o video do John no youtube, o cara chorou de fake que é, queriam fazer uma cena tipo Suzan Boyle, quem se lembra? mas a armação não tira o brilho do garoto...)


E esse estou complementando depois de postado, videoclipe felizinho postado pelo Thiago Andrade:

Se gostou, compartilhe... ;)

2 comentários:

  1. Paulinha, obrigada por mais uma boa reflexão compartilhada aqui.
    Eu gostaria de complementar com esse vídeo: John Lennon da Silva no canastrão "Se ela dança, eu danço" do sbt http://www.youtube.com/watch?v=MceKWv9V-Yw
    Esse rendeu para mim a entrada em uns 3 debates sobre essa tal, temida, dança.

    ResponderExcluir
  2. Vcs foram ver a Raça Cia de Dança ontem?
    Eu que sou desinformada ou quase não tem espetáculo de ballet contemporâneo em CG? Ano passado só vi o de vcs...
    Bjos!

    ResponderExcluir