É o primeiro fator observado no desenvolvimento do agente. Ao se observar um bebê, é possível ver seus movimentos de expanção e contração; é a fluência se manifestando com qualidades de esforço liberadas e/ou controladas. Ele apenas "flui", sem muito domínio deste fluir do movimento. A tarefa do fator Fluência é a integração (tarefa refere-se ao aspecto que o fator de movimento auxilia a desenvolver). A integração do movimento traz sensação de de unidade entre as partes do corpo. A atitude relacionada à Fluência é a progressão do movimento, que pode ser livre ou contida, informando (informação refere-se ao aspecto de participação de atitude interna no movimento) o como do movimento: mais ou menos integrado(liberado) ou mais ou menos fragmentado(contido).
Qualidade livre é descrita como: fluente, abandonada, continuada, expandida.
Qualidade contida é descrita como: cuidadosa, restrita, contida, cortada, limitada.
A Fluência apóia a manifestação da emoção pelo movimento, pois os extremos e/ou as gradações entre um alto grau de abandono do controle ou uma atitude de extremo controle, manifestam no movimento os aspectos da personalidade que envolvem a emoção.
O agente pode enfatizar, num determinado treino corporal, a vivência mais consciente da fluência e perceber que ela pode gerar atitudes internas, oníricas, imaginárias, móveis, criativas.
A liberação da Fluência demostra, por exemplo, expansão, abandono, extroversão, entrega, projeção de sentimentos.
O contole da Fluência demostra, por exemplo, cuidado, restrição, contenção, retrair-se.
É possível descrever a qualidade de esforço em relação à Fluência em um movimento, bem como na sucessão de um movimento para o outro.
Todo movimento requer tensão muscular, seja em que grau for. Para as mudanças nas qualidades de Fluência, também é necessário tensão, porém, Fluência trata da relação entre os músculos tensionados e não propriamente da presença da tensão no corpo. Mudanças na qualidade de fluência são mais vistas em um movimento do que as mudanças de qualidade dos outros fatores de movimento.
A Fluência é considerada como alimentadora dos outros fatores, porque, poe vezes, é possível observar em movimentos que qualidades de Espaço, Peso e Tempo permanecem cristalizadas e só a Fluência muda.
RENGEL, Lenira - Dicionário Laban. 2ª ed., São Paulo: Annablume, 2003.
A Fluência apóia a manifestação da emoção pelo movimento, pois os extremos e/ou as gradações entre um alto grau de abandono do controle ou uma atitude de extremo controle, manifestam no movimento os aspectos da personalidade que envolvem a emoção.
O agente pode enfatizar, num determinado treino corporal, a vivência mais consciente da fluência e perceber que ela pode gerar atitudes internas, oníricas, imaginárias, móveis, criativas.
A liberação da Fluência demostra, por exemplo, expansão, abandono, extroversão, entrega, projeção de sentimentos.
O contole da Fluência demostra, por exemplo, cuidado, restrição, contenção, retrair-se.
É possível descrever a qualidade de esforço em relação à Fluência em um movimento, bem como na sucessão de um movimento para o outro.
Todo movimento requer tensão muscular, seja em que grau for. Para as mudanças nas qualidades de Fluência, também é necessário tensão, porém, Fluência trata da relação entre os músculos tensionados e não propriamente da presença da tensão no corpo. Mudanças na qualidade de fluência são mais vistas em um movimento do que as mudanças de qualidade dos outros fatores de movimento.
A Fluência é considerada como alimentadora dos outros fatores, porque, poe vezes, é possível observar em movimentos que qualidades de Espaço, Peso e Tempo permanecem cristalizadas e só a Fluência muda.
RENGEL, Lenira - Dicionário Laban. 2ª ed., São Paulo: Annablume, 2003.
ai, que ajuda, jesus. :))
ResponderExcluirFantástico! Obrigada Lenira, Juliaaa.
ResponderExcluirPodemos agora falar sobre "intenção" - comaprar com fluencia, diferenciar, igualar... quebrar a cabeça, não?! rsrrssrs
Na verdade, eu quis dizer: fluência é igual a intenção?
ResponderExcluirobrigado mesmo foi de grande ajuda para meu grupo de estudos!!
ResponderExcluirObrigadaaaa....
ResponderExcluir=]
eu gostaria de saber sobre o fator tempo!
ResponderExcluiraaaaaaai , ajudou muuito msm(:
ResponderExcluirAjudou mas deveria ser mais detallhado ficaria mais claro
ResponderExcluirVdd
ExcluirHaaaaHáa ajudou mais faltou alguns detalhes
ResponderExcluir