3 de mai. de 2005

BRAVO! Sobre exposição "O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira"

"... a arte contemporânea enfim alcançou nos últimos 30 anos o estado a que a ciência contemporânea chegou no começo do século 20, ocupando-se agora mais com as relações entre as coisas do que com as coisas em si: mais com as relações entre os objetos de arte do que com esses objetos em si. Estes, primeiro perderam sua condição de “bem-feitos”; depois, sua especificidade artística (qualquer objeto pode ser de arte) e finalmente, atalhando, se “desmaterializaram”, como se diz. Sobraram as relações entre eles. Já que o objeto não mais significa esteticamente em si e por si, para significar, pode entrar em relação com muita coisa em variados contextos. A foto de um braço num degrau de escada pode estar nesta mostra sobre o corpo e em outra sobre, digamos, a escada (Duchamp, Cildo, etc). Tudo vale.

Em princípio, tudo bem. Mas depois de algum tempo, tanta indistinção e labilidade cansam. As curadorias talvez ganhassem se fossem mais focadas. E os artistas também se, de vez em quando, dissessem: não, nessa mostra não, minha arte é de outra parte. Mas muitos apenas sorriem diante do curador e dizem: assim é se lhe parece.

A questão mais específica a esta mostra desdobra-se em duas: 1) O que é corpo, afinal? A maleta 007 com pregos no interior; um vestido; arte do corpo, arte com o corpo? Se forem, tudo é corpo, então nada é; 2) O que é arte para esta exposição?, pergunta motivada pelo vídeo com Lygia Clark e os gadgets sensoriais para passar no corpo de seus pacientes e com isso “tratá-los”: arte é terapia, aqueles gadgets são arte? Se sim, a psicanálise e o rolinho japonês que passo no pé também. Uma exposição que faz pensar..."

Por Teixeira Coelho
Revista BRAVO! n°92 ano 8 (maio de 2005)
sobre "O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira" exposição no Itaú Cultural

4 comentários:

  1. I found your Blog Interesting.
    please check out this website, i am sure you will find it interesting.
    Click Here Now

    ResponderExcluir
  2. Earn between $14.37 & $48.99 per resume writing sold, depending on the type of resume & your affiliate level. Resume Writing is our best-selling service. Click Here for more information.

    ResponderExcluir
  3. Do you want free porn? Contact my AIM SN 'abunnyinpink' just say 'give me some pics now!'.

    No age verification required, totally free! Just send an instant message to AIM screen name "abunnyinpink".

    Any message you send is fine!

    AIM abuse can be reported here.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir