19 de fev. de 2015

:: Perfil :: Renata Leoni


:: Carbono 14 :: 
É de Campo Grande, de 05 de janeiro de 1963. No mesmo ano, em novembro, nasceu seu irmão, Rodolpho.

:: Memória Corporal ::
Morou em uma fazenda no Município de Terenos até os 12 anos. A memoria mais remota de experimentar a exploração do movimento vem de subir em goiabeiras. Vinha de ônibus todos os dias para a cidade estudar. Gostava de jogar futebol. Quando mudou-se da fazenda para Campo Grande, o pai achou que precisava fazer aulas de dança, pra saber se comportar melhor. Não parou mais. Aliás, só pra ter os três filhos, de 1987 a 1990. Em 1991 passou a fazer parte do elenco da Ginga Cia de Dança. Com a Ginga viajou, conheceu pessoas e definitivamente se apaixonou pela dança. Teve experiências diversas com a profissão. Atuou como bailarina, sonhando em tornar a Ginga uma Cia estável; fez as principais produções da companhia e recentemente descobriu que pode enveredar por caminhos mais criativos, seja na direção, dramaturgia e coreografia de espetáculos. Essa mudança ocorreu a partir dos encontros que teve com pensadores bem importantes da dança contemporânea brasileira. A Pós graduação em dança, cursada em 2010 instigou a volta aos palcos que ocorreu depois de 12 anos sem estar em cena, em 2012. Gosta da experiência do movimento e de descobrir-se quando em companhia de pessoas que discutem os temas da dança na contemporaneidade.

:: Pedaço de papel importante pra sociedade ::
- Farmácia-Bioquímica na UFMS em 1983.
- Pós Graduação latu sensu em Dança pela UCDB, terminada em 2010.

:: O ganha pão ::
Faz produção artística, coreografia e direção de espetáculos, além de dançar. Já foi funcionária pública. Pediu demissão para se dedicar à dança, integralmente. A mãe jamais a “perdoou” por isso. Hoje aproveita as oportunidades que a dança lhe traz.

:: O que te move ::
As amizades e uma boa conversa fiada, o trabalho coletivo, as ideias criativas, o desafio de construir algo novo e potente a partir de Campo Grande e a vontade de transformar a dança que se faz por aqui.

:: No Conectivo ::
Passou a integrar o Coletivo em 2011 a convite da Paula Bueno, para dançar o Inocência. Praticamente se convidou para o trabalho. Depois foi naturalmente se apropriando dos modos de operar do Conectivo. Já fez coreografia, dirigiu espetáculo, fez produção. Já escreveu alguns projetos do grupo, principalmente a parte das justificativas.  Gosta do que faz junto das pessoas que admira no Coletivo. 

Um comentário:

  1. "praticamente se convidou" não é verdade! rsrs... foi uma questão de lógica da vida. adorei ler!

    ResponderExcluir