26 de jan. de 2010

:: Chefões, chefinhos e redes, por Denis Russo Burgierman

Faz um tempo eu acompanho o blog do Denis, cara incrível que eu conheci quando ele passou por aqui em CG por conta de um projeto da editora Abril. O que ele escreve no "Sustentável é pouco" e como ele escreve faz a gnt inclinar o queixo e tentar ver o mundo de um ângulo menos cretino que esse da cabeça reta.

Enfim, to dizendo isso pra indicar um post, Chefões, chefinhos e redes, que eu acho que tem a ver com a nossa prática de coletivo. O que me bateu mais forte foi a questão da experimentação. Com uma organização em rede (como na segunda imagem aí de baixo), cada ponto amarelo desse tem mais chance de colaborar, trazendo mais inovação ao todo, enquanto na primeira, mais hierarquizada, esse processo de tentar soluções novas para o desenvolver do trabalho tem mais barreiras, por ter que passar pelo crivo de outras pessoas.

E ainda trazendo isso pra dança, pensei que essas inovações (criações, experimentações) não estão só conectadas com o ato de coreografar, que é a primeira coisa que a gente pensa quando fala em criar na dança. De repente, só um pontinho ali da rede vai tentar isso, ou um pouco mais de gente. São tantas funções que precisam de ideias pertinentes e de soluções acessíveis à nossa realidade que se cada um tiver um papel diferente na organização, ta valendo.

Por exemplo, como lidar com a crise de público na dança contemporânea? Muita gente sugere que o problema está na criação coreográfica, mas a única solução seria fazer espetáculos mais agradáveis? A resposta de como fazer o público entender melhor a dança contemporânea talvez passe longe de ter que desconfigurá-la e pode estar perto das novas tecnologias, da divulgação, da escolha dos espaços... Enfim, não sugeri nenhuma novidade e por isso mesmo é preciso contar com o alcance do pensamento de pessoas com foco em outros caminhos.

Fiquei pensando se a grande questão não é a decisão: sentir-se livre e responsável por tomar iniciativa. E me vem a sensação de que esta é a grande dificuldade nossa, como coletivo, como cidadãos em forma geral. Quem é que dá essa liberdade, é a gnt msmo ou o outro? Quem me me disse pra postar neste blog? Eu mesma. Mas isso só foi possível também porque alguém criou uma ferramenta pensando na minha liberdade em poder postar. E isso não é uma certa hierarquia? Me parece que sim, mas uma hierarquia de outra sorte, porque é uma relação em que um depende do outro para o resultado (blogs) existir.

Bueno, por aqui, nós temos experimentado bastante essas relações de rede com a dança e já superamos várias dificuldades. Mas é claro que elas não somem com o tempo, ficam só mais... complexas, hehe.

Adorei ver essa ideia transformada em imagem, parece que fica mais concreta, sabe? Enfim, o Denis explica tudo isso bem melhor. Dá um pulo lá se quiser entender mais...

http://veja.abril.com.br/blog/denis-russo/ideias/chefoes-chefinhos-e-redes/

2 comentários:

  1. nossa, mto legal mesmo o texto!
    concordo que essa seja a forma mais eficiente, verdadeira e sincera de organização do trabalho, mas acho que nem todo mundo está preparado pra trabalhar assim.
    vamos reunir os que querem trabalhar desta forma e pé na tábua :)

    ResponderExcluir
  2. tava pensando..
    será que organizar-se desse jeito influi na ideia do funcionamento que se tem do corpo? Ou será que essa ideia de organização proveio de uma noção diferente de funcionamento do corpo? Ou uma influencia a outra?
    Lembrei muito da teoria do corpomídia, que entende que conceitos subjetivos não são elaborados apenas pelo sistema neural, mas também pelo sensório-motor e imunológico, ou seja, não há um centro que comanda partes, as partes também são centro. Também me lembrei do livro "Carne e pedra", do Richard Senett, que realiza a relação entre conhecimento sobre o corpo e configuração do ambiente urbano, desde a Grécia Antiga até Nova York do final dos anos 90.
    Da mesma forma, será que dependendo da estética e pensamento de dança, há uma organização diferente de grupo, porque também de corpo?

    ResponderExcluir