1 de jun. de 2009

:: Perfil :: Paula Bueno

:: Carbono-14::
É campo-grandense, mas nasceu em Curitiba, 17 de setembro de 1983, dia da Compreensão Mundial.

:: Memória Corporal::
Desde que nasceu, sempre às seis da tarde, o disco tocava e a dança rolava solta em casa. Quando estava sozinha, sonhava dançando em ser bailarina do Almir Sater. Depois de ensaios e apresentações de lambada + artes marciais no estilo Van Dame com o irmão, foi fazer aulas de dança (o Van Dame é bailarino, não sabia?), o que, cá pra nós, não era tão legal quanto o que fazia em casa. Quando conheceu o Chico Neller e Diógenes Antônio Silva - vulgos tio Chico e tio Dió - é que subir no palco começou a fazer algum sentido. O balé clássico era uma modalidade que não se adaptava ao seu perfil, assim dizendo pra suavizar, até encontrar em 1999, as professoras Beatriz de Almeida e Patrícia de Almeida, rainhas do bom gosto e paciência. Em 2001, entrou na Ginga Cia de Dança, daquele tio Chico, e se encontrou feliz com a dança contemporânea. Só não ficou muito contente quando descobriu que não era forte como pensava que fosse na era Van Dame, descobriu que existe um abismo entre ver irmão fazer e o seu próprio corpo executar coisas que demandam força. No Ginga conheceu também um monte gente incrível que virou família, feito o irmão, da qual saiu em 2007, mas o coração ainda fica lá, se você entende. Inventou um jogo na faculdade com a amiga Lu Cristo e em 2008 se juntou com outras amigas pra descobrir o que pode ser o improviso, o que é uma ironia pra quem sempre se exigiu não dançar “qualquer coisa”, a vida tem dessas, você sabe. Agora também estão ousando coreografar, veja só, mas isso também cai no perigo de ser “qualquer coisa”, ó vida, a gente tenta não ser. Improvisa também no fundo do bar sempre que está por lá, porque o corpo já não pode ficar quieto com música tão boa entrando pelo ouvido – quando é ruim nem pá. paula.

:: Pedaço de papel importante para a sociedade::
- Estudou 3 anos de Direito (2001-2003) na UCDB (isso conta pra currículo ou saiu, azar-o-seu?)
- Graduou-se em "Design/ Projeto de Produto e Comunicação Visual" (UCDB 2007)
- É Pós-graduanda em Dança (UCDB). Não larga a UCDB, veja só.

:: O ganha-pão ::
Terceira Margem, escritório de design, com mucho gusto, em parceria com Mary Saldanha. Tenta associar a experiência da dança com a criação gráfica.

:: O que te move ::
Cultura e cotidiano; viagens pela América do Sul; idiomas (inglês, espanhol); fotografia; imagem; literatura (principalmente sul-americana); blogs (jardimdelirios.blogspot.com e serpercebido.blogspot.com); blues (puxa-saco dos Bêbados Habilidosos); cinema (cinema não vale, quem não gosta de cinema?!); aventuras artísticas em geral. E dança, você sabe.

:: No Conectivo ::
Começou querendo fazer tudo e aprendeu que as coisas não são assim. Produz o material gráfico, dá idéias, fala bastante, sempre desvia do assunto em pauta e geralmente solta piadas mal-sucedidas. Às vezes dá certo.

2 comentários:

  1. Olá Paula. Como faço para entrar em contato com você? Poderia mandar um e-mail para arte@educacao.curitiba.pr.gov.br?

    ResponderExcluir