16 de ago. de 2012

INOCÊNCIA na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho

foto Adriel Santos 
Opa! Bora falar da experiência do último dia nas escolas... dia 3 de agosto.

As sessões do "Lúcia" foram experiências bem diferentes das anteriores. A montagem foi um pouco conturbada, por conta da falta de pontos de energia na quadra. Os primeiros contatos nas três sessões foram também cheio de dedos: os alunos se colocavam nas laterais da arquibancada, desconfiados. Apenas com o começo do espetáculo ou depois de os instruirmos bastante sobre o aproveitamento do que estava por vir é que chegaram mais perto... Portanto, diferentemente das outras escolas, os alunos nos pareciam menos prevenidos do que iria acontecer ali. Menos estimulados também. De início.

foto Franciella Cavalheri
Na conversa da sessão da manhã comemoramos o aniversário de uma aluna do 3°B, via recado de um amigo da primeira escola em que estivemos - foi uma surpresa pra ela. Comemoramos também, e com tanto carinho, o aniversário da Fran Cavalheri, nossa assistente de direção e fotógrafa, que passou o dia ao nosso lado, segurando a onda do cansaço do terceiro dia consecutivo de apresentações. As perguntas em relação ao que viram foram pertinentes, apesar da pouca quantidade de alunos nessa sessão.

foto Franciella Cavalheri
À tarde o número de alunos era bem maior, e a euforia deles também. A bagunça instaurada na hora do diálogo fez com que encerrássemos o bate-papo com o microfone, o que abriu espaço para uma conversa bem mais focada com alunos que se aproximaram para trocar ideias com a gente. Falamos do livro, do conectivo, de arte... uma surpresa boa demais. Isso nos mostrou que valia a pena estarmos ali, foi legal.

À noite recebemos, além dos alunos, a visita de outros membros do conectivo: Roberta Siqueira, Ana Maria Rosa, Yan Chaparro, além da presença da Moema Vilela, da Silvia Emboava e do Diogo Banzer. A passagem do espetáculo foi a melhor que tivemos, mais íntima, tranquila e potente.

Terminamos então a jornada nas escolas com boa confiança sobre o trabalho, sabendo que há um diálogo possível com os alunos, nosso público pretendido, que nos encheu de surpresas durante este percurso..


foto Franciella Cavalheri

foto Franciella Cavalheri

Um comentário:

  1. uma das experiências que me fizeram pensar 'é, de qualquer jeito valeu muito a pena ter vindo aqui pra esse mundo'. foi demais!

    ResponderExcluir