15 de mai. de 2012

muito sem cerimônia

Dia 9 de maio o centro de Campo Grande deve ter amanhecido igual como todas as manhãs são iguais, como os ciclos do semáforo são sempre iguais, como o barulho das setas é igual, como a fumaça dos escapamentos escapa sempre igual, como a reforma das praças é igual e até os atrasos dos ônibus são iguais, porque era quarta-feira e toda a quarta-feira é igual. Toda quarta-feira é uma ilha cercada de sono por todos os lados. O dia mais afastado do fim de semana contando de trás pra frente ou de frente pra trás e não emenda se é feriado. Você já deve ter até ouvido falar de gente 'quarta-feira', que é gente que demora pra entender as coisas. Quarta-feira demora pra passar porque é uma ilha e todas as ilhas são iguais. E eu já ouvi dizer que todo homem é uma ilha. Eu acho que todo campo-grandense é uma ilha.

Então era metade da manhã e as pessoas passavam entre a Afonso Pena e a 13 com seus passos apressados e suas caras de ilha, com seus passos moderados e rostos de quarta-feira. Mas aí o mundo tá mesmo muito pirado e nem todo mundo atravessou a rua do mesmo jeito porque tinha gente que achava que as faixas de pedestre inspiravam mais do que 'uma perna depois a outra'. Porque enquanto a luz vermelha segura o freio dos carros dá tempo de girar, brincar de 'siga o mestre' e fazer acrobacias. Porque brincar de equilíbrio no meio-fio é um clássico que está fora do repertório de quem planta feijão, mas as linhas da bailarina eram tão suaves que ele parou um pouquinho. Porque os monumentos de uma cidade são movimentos e a gente só precisa aprender a olhar pra fora e pra dentro pra perceber. E porque a ansiedade dos pescoços e pernas nas esperas dos pontos de ônibus são pas-des-quantoscouberem. E as calçadas são passagens de cardumes. E os postes perturbadores. E as vitrines são coisa de gente louca que dança dança de cabideiro.

No final do dia os pedestres perceberam novos jeitos de atravessar a rua, a vendedora conheceu uma dança diferente, a Renata aprendeu o quanto a cidade é barulhenta, a Paula aprendeu sobre a fraternidade das mães nos pontos de ônibus. E quando anoiteceu o cansaço era só aprendizado.

Que era quarta-feira e nem toda quarta-feira é igual, mas toda quarta-feira é regida por Mercúrio e por isso é miércoles em espanhol e mercoledi em italiano. Que mercúrio rege o raciocínio e a inteligência.

6 comentários:

  1. parabéns pelo jeito transparente de ver e relatar o que viu. lindo, lindo... gratidão, Camila!

    ResponderExcluir
  2. camila sempre nos fazendo enxergar mais bonito pelos olhos emprestados dela.

    ResponderExcluir
  3. Feliz estou!!! Por vários motivos... encontrar a Camila pelo caminho, por exemplo! Lindo...

    ResponderExcluir
  4. lindo, linda, minhas quartas-feiras não serão as mesmas!

    ResponderExcluir
  5. eita! quanto carinho em uma página só :) valeu, gente! besos

    ResponderExcluir