31 de jan. de 2010

:: Abre alas

Ai, política cultural. Para mim era igual a matemática, aquilo que a gente sabe que é importante mas não gosta de se aproximar porque acha difícil. E como na matemática eu entendi que a grande questão é enfrentá-la (não como um duelo, sabe, mas como uma dança a dois, um samba de gafieira) e que gostar ou não gostar são opções diretamente relacionadas a entender ou não entender.

Isso pra dizer que precisamos entender melhor política cultural para a dança, e que lá em Brasília o samba está tocando e estamos convidados (desafiados, intimados) a levar um pouco de polca para o ritmo da cultura nacional. Daí que a gente vai ter que aprender rapidinho o que anda acontecendo e pensar como a gente pode contribuir para fazer dessa dança mais nossa também.

Da Assembleia (reunião) Setorial (dança) Regional (MS)
Na última sexta-feria (28/01), foi realizada uma assembleia setorial regional (MS) para eleger 03 delegados para a Pré-Conferência Setorial de Cultura na área da dança. Esta Pré-Conferência é uma preparação para a II Conferência Nacional de Cultura (CNC). Como na CNC se fala de cultura de um modo mais geral, decidiram realizar esta Pré-Conferência pra saber o que cada área (dança, teatro, música, circo...) espera da política nacional e principalmente, o que tem para propor.

Foram eleitas delegadas a Denise Parra, eu (Paula Bueno) e Luiza Rosa. Como suplentes Maria Helena Pettengill, Edson Clair e Marcos Mattos. A verdade é que importa menos quem vai pra lá, são todos representantes de alguma coisa que é a nossa vontade. O que temos que definir são as propostas que levaremos e isso tem que ser feito com o máximo de gente da área possível. Isto é um convite para a gente trabalhar nesta matemática juntos e vai ser nesta sexta-feira, dia 05/fev, às 13h30m na Fundação de Cultura de MS, 4º andar.

Trabalho pela frente
Objetivamente falando, temos definir propostas a partir do tema "Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento", que foi dividido em sub-eixos temáticos pra facilitar o nosso trabalho. São eles:

1. PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL

2. CULTURA, CIDADE E CIDADANIA

3. CULTURA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

4. CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA

5. GESTÃO E INSTITUCIONALIDADE DA CULTURA

Para saber mais sobre cada um destes pontos, é legal ler o Texto-base da CNC, que pode ser acessado aqui: http://blogs.cultura.gov.br/cnc/files/2009/08/Texto-Base.pdf

Que o interior do Estado também participe
Lembrando que estamos falando de propostas do MS todo, e por isso, vale um esforço do pessal do interior em chegar aqui na sexta-feira. Para quem tiver problema com hospedagem aqui em Campo Grande, eu sugiro que a gente daqui da capital abra as portas de casa pra ajudar nesta logística. E aqui eu ofereço a minha casa e proponho o seguinte: quem precisar de hospedagem e quem puder oferecer, mande um e-mail para corpomancia@gmail.com e eu me comprometo em fazer as devidas combinações.

Enfim, uma chance pra gente se encontrar e tratar de coisas importantes daquilo que a gente tanto defende e de que ninguém é dono majoritário, a dança.

2 comentários:

  1. Anônimo5:53 PM

    bom ver que as áreas culturais desse estado descampado estão se mexendo pra fazer essa cultura sair do curral (em um sentido não pejorativo) para ganhar todo espaço merecido.

    ResponderExcluir
  2. Olha podemos usar a casa de arte do dançurbana como alojamento pra galera.... estamos de porta abertas..

    ResponderExcluir